É possível salvar seu casamento?

Claro que sim! Se existe amor, ele pode ser salvo. Quer saber como? Segue comigo com as dicas para um casamento de sucesso que eu separei para você.

Para começar devemos sempre lembrar que o Amor verdadeiro “não é tranquilo”.

O amor verdadeiro nos traz desafios, dilemas e conflitos e serem resolvidos. Com amor e empatia, o casal precisa encarar que a perfeição só existe nos contos de fadas e que, somente com a comunicação, ouvindo e falando empaticamente, que seu casamento trará virtudes para a vida de ambos.

Há uma expressão francesa que diz: Tout comprendre c’est tout pardonner. “Compreender tudo é perdoar tudo”. É claro que isso pode ser um exagero, mas pode ser um bom começo.

Para as pessoas que querem se aperfeiçoar e crescer junto com seu companheiro ou companheira o objetivo é o Perdão.

Dentro de um relacionamento, às vezes, podemos ser um tanto cruéis quando não nos ouvimos ou quando não ouvimos nosso parceiro. Podemos aprender a ouvir com empatia, usando uma Comunicação Não Violenta. Nela, buscamos expressar nossas reais necessidades, porém abertos a ouvir às do outro, acolhendo tudo o que é dito, mesmo quando isso contradiz com nossas expectativas.

Quando isso acontece, com muita verdade e respeito,se tem a oportunidade de aprender algo útil a respeito de si mesmo e do relacionamento. É uma grande ferramente que podemos utilizar a fim de termos melhores experiências com nosso companheiro no futuro.

Quer salvar seu casamento?

O que acontece quando vemos um casal que se dá excepcionalmente bem?

Dizemos simplesmente:
-“eles tem química” ou “ eles são pessoas legais”…
Mas o que significa isso?

Significa que não compreendemos as aptidões sociais que estão por trás do sucesso desse relacionamento. Por exemplo, essas pessoas se dão excepcionalmente bem por que tem Inteligência Emocional Uma habilidade que se constrói ao longo da vida, durante a caminhada.

Dentro de todos os nossos relacionamentos, construímos habilidades socioemocionais.

Algumas vezes as pessoas se lançam em novos relacionamentos, pensando “essa pessoa será boa, perfeita para mim”, e no final não é. Pois não houve um esforço de cada uma das partes para melhorar condições pessoais que causam conflitos. Assim, a história se repete!

Claro que todos os relacionamentos são diferentes. Mas, os conflitos que cada um gera são os mesmos, até que haja a escuta e a fala afetiva.

Acreditamos que todas as pessoas podem ser aperfeiçoadas. Todas elas: você, seu parceiro, seu relacionamento… todos têm capacidade para crescer e mudar.

Muita gente quer sentir que seu relacionamento é especial, e isso parece estar certo.
O problema é quando quer isso sem esforços, quer apenas o “viveram felizes para sempre”.

Alguns pensam: “Se precisa se esforçar, é por que não era para ser”. Espera que tudo aconteça automaticamente. Os parceiros não se esforçam para ajudar um ao outro na solução se seus problemas, ou para aprender novas habilidades. Esperam que tudo aconteça por mágica, assim como aconteceu com a Bela Adormecida, que foi tirada de um coma, com o beijo de um príncipe encantado.


As pessoas que tem um relacionamento de sucesso, não esperam por passes de mágica. Acreditam que um relacionamento bom e duradouro decorra do esforço e da vontade de resolver inevitáveis diferenças.

Dicas para um Casamento de Sucesso

John Gottman, eminente pesquisador de relacionamentos diz:

“Todos os casamentos exigem um esforço para se manter nos trilhos; há uma tensão constante […] entre as forças que unem e as que podem separar.”
Assim como nas realizações pessoais, para que você floresça, você precisa se fazer esforço.

Vou te dizer que acredito que é por isso que muitas relações azedam: por que as pessoas acreditam que amar significa nunca precisar fazer nada que exija esforço.
E isso é uma imensa armadilha. Vou dar um exemplo:

Eu e meu companheiro estamos juntos a quase dois anos, e tudo indo muito bem. Uma tarde, quando estávamos juntos, ele me disse: “ Preciso de mais espaço”. Fiquei perplexa, não podia acreditar no que ouvia. Estaria eu completamente enganada sobre nosso relacionamento? Finalmente, reuni toda a minha coragem. “O que você quer dizer com isso?”, perguntei. Desse ponto, seguiu-se uma longa e agradável conversa sobre as necessidades de cada um, sobre a simples verdade de que cada pessoa também tem a necessidade de estar sozinha, e que isso não diminui a vontade de querer estar com o outro em muitos outros momentos.

É impossível um casal ter sempre as mesmas idéias, concordar em tudo, ou compartilhar tudo o que o parceiro presume ou espera. Sempre haverá muito concordâncias e muitas discordâncias, é assim, isso é normal, e só precisa ouvir as necessidades do outro e as suas próprias, chegando em um consenso.

Dicas para um casamento de sucesso

Vamos fazer um exercício, para ajudar a vocês darem mais um passo na busca do relacionamento perfeito.

Preencham o espaço em branco:

  • “ Como esposa tenho direito de ………………, e o dever de …………….”
  • “ Como marido tenho direito de ………………, e o dever de ……………”

Depois, onversem sobre isso! Entendam, ouçam um ao outro, com muita empatia, compaixão, paciência e amor.

Com os limites e as necessidades estabelecidos, fica muito mais fácil de cada um entender o que é aceitável para o outro e para si mesmo, e o que não é.
Assim, cada um ganha a liberdade de agir dentro desses limites, sempre tendo em mente os direitos e os deveres de cada um dentro do relacionamento.

Você nao se sente enfurecida quando tem violados seus direitos? Pois é…
A violação dos direitos, são dessas coisas capazes de enfurecer seu parceiro, também!

Dicas para um Casamento de sucesso

Um relacionamento sem esforço está fadado ao fracasso!

É preciso se esforçar para se comunicar de maneira adequada e para descobrir e resolver esperanças e crenças conflitantes. Assim, aquele “viveram felizes para sempre” simplesmente se transforma em um “se esforçaram felizes para sempre”.

Se você quer que seu relacionamento seja feliz, traga bons frutos para a sua vida e do seu parceiro, se esforce, converse, fale e escute.

Sugiro o livro “Comunicação não Violenta, técnicas para aprimorar seus relacionamentos”,de Marshall B. Rosenberg

E seja feliz.

Espero que tenha gostado dessas “Dicas para um Casamento de Sucesso” que eu escrevi para vocês.
Agora, eu quero saber de você. Conte suas experiências nos comentários!

Esse texto foi escrito usando fragmentos de idéias propostas por Carol S. Dweck, ph.D em seu livro “MINDSET, a nova psicologia do sucesso.”

Texto: Rosana da Flor
Fotografias: Ipe Carneiro

 

Veja também e se inspire a ter um casamento perfeito desde o início:
Elopement Wedding